Quantcast
Channel: Fundação Benedita Reis
Viewing all articles
Browse latest Browse all 58

TRE-PI aponta que 167,1 mil eleitores podem ficar sem votar

$
0
0

tre pi 01

Segundo balancete da Corregedoria Regional Eleitoral do Tribunal Regional eleitoral do Piauí (TRE-PI) no estado do Piauí foram cancelados 167.103 títulos eleitorais dos 86 municípios onde aconteceu a 4ª etapa do recadastramento biométrico (biênio 2015/2016), encerrada no último mês de março. A informação vem com o alerta do órgão para que o eleitor regularize sua situação junto à Justiça Eleitoral até o próximo dia 04 de maio.

De acordo com as orientações emitidas pelo TRE-PI, o eleitor em situação irregular deverá comparecer à respectiva Zona Eleitoral, portando a seguinte documentação: Título de eleitor (original), comprovante de endereço (original e cópia) e documento oficial de identificação (original e cópia) e solicitar a regularização do seu título eleitoral. Em tal âmbito, o Tribunal indica os prejuízos causados pelo cancelamento do título, já que o eleitor além de não poder votar nas eleições do próximo semestre, terá diversos problemas, incluindo a obtenção de passaporte ou carteira de identidade, o recebimento de salários de função ou emprego público e a obtenção de certos tipos de empréstimos em bancos oficiais. Fora tais disposições, a situação pode gerar dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Cabe ressaltar que hoje, no Estado, há 2.345.877 eleitores e destes, segundo o TRE-PI, aproximadamente 70% já realizou o recadastramento biométrico.

Fonte; www.meionorte.com


Viewing all articles
Browse latest Browse all 58